PROJETO COFINANCIADO PELA EU
Designação do projeto: PROJETOS INDIVIDUAIS - Internacionalização
Código projeto: Centro 02-0752 FEADER-013433
Objetivo temático: Reforçar a competitividade das PME
Região Intervenção: Centro 2020
Entidade Beneficiária: Vadio Wines Unipessoal Lda.
Data de aprovação: 2015-12-23
Data de início: 2015-09-30
Data de Conclusão: 2018-03-30
Custo total elegível: 73.915,14 euros
Apoio concebido: 33.261,81 €.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
O VADIO está situado na aldeia da Poutena na região da BAIRRADA. Tem como elemento essencial a recuperação das castas tradicionais como a BAGA e a produção de autênticos vinhos DOC BAIRRADA. Os vinhos apresentam um estilo clássico que pretende respeitar a autenticidade da região e o caráter das castas que lhe dão origem. O projeto iniciou com uma pequena vinha da família de 0,5 hectares com uma produção de 6.000 garrafas. Hoje a propriedade tem 4,5 hectares de vinha e uma produção de 50.000 garrafas. O VADIO nasceu com uma vocação para exportação, e hoje 70% da produção é vendida fora do mercado nacional. A cada ano, dois novos mercados de exportação são abertos. Os principais investimentos da empresa estão relacionados com a divulgação dos produtos, à prospecção de novos mercados, ao acompanhamento e consolidação de mercados já existentes, ao crescimento gradual/incremental da produção, à compra de novos equipamentos da adega para melhoria da qualidade dos produtos, à compra de novos terrenos e a à plantação e recuperação de vinhas.
Tendo em conta a sua estratégia a médio e longo prazo, a empresa apresentou um projeto ao sistema de incentivos, no âmbito do programa Portugal2020 Internacionalização, com o objetivo de apostar na internacionalização dos seus vinhos, aumentar a sua quota de exportações e o seu volume de negócios. Os objetivos principais do projeto incluem a consolidação da marca e o crescimento de entre 10% a 30% as vendas nos mercados do Brasil, Estados Unidos, Suíça, Austrália, Canadá, Espanha, Reino Unido, França e Japão; expandir, consolidar mercados de exportação; e expandir de forma consistente o volume de produção para que a mesmo atinja as 100.000 garrafas num prazo de 10 anos.
A empresa VADIO Wines Unipessoal Lda pretende com esta candidatura assegurar parte do investimento necessário para consolidar a marca e quota de mercado em mercados estabelecidos com potencial de crescimento e expansão para novos mercados.
Para tal, é absolutamente necessário ter a correcta informação sobre os mercados, avaliar onde estão as oportunidades, os mercados mais representativos e os emergentes, de forma a poder construir planos de mercado que permitam desenvolver o seu negócio. Esses planos passarão, inevitavelmente, por garantir uma distribuição o mais assertiva possível, dar a conhecer os produtos, ganhar notoriedade e reconhecimento dos opinion leaders locais assim como visibilidade nos pontos de venda.
O investimento necessário caracteriza-se essencialmente pela prospecção de mercados através da participação em feiras/eventos reconhecidas pelo sector, como visitante ou como hot spot dando a conhecer os seus vinhos de exímia qualidade e tornar-se uma marca de referência aliada a um produtor de vinhos de excelência, valorizando a marca VADIO potenciando o aumento de preços e consequentemente volume de exportações.
Para além do referido, a VADIO Wines pretende melhorar e adaptar o website e apostar claramente num ponto de venda online, possível de realizar à distância de um click. O website servirá como um veículo de marketing digital para a marca VADIO e simultaneamente potenciar o turismo através da divulgação da sua região de produção, a Bairrada D.O.C..
O investimento também servirá para os requisitos legais para registo da marca noutros países e para conhecer o funcionamento dos mercados emergentes (Livros brancos por mercado cobrindo importação, distribuição, barreiras aduaneiras e administrativas, e estabelecimento de preços.